Capitalismo X Democracia

Na próxima segunda-feira, dia 5, às 19h (até 21h), com transmissão pela internet, abriremos a série dos seminários preparatórios do 7º Congresso. Trata-se de iniciativa da Executiva Nacional do PT para fomentar contribuições além das que virão das teses inscritas pelas chapas.

O primeiro deles tem o título CAPITALISMO VERSUS DEMOCRACIA, expressando a tendência histórica, acelerada pela crise internacional do neoliberalismo, que opõe direitos da maioria aos interesses dos capitalistas. A democracia é cada vez mais formal, afastada da participação popular e capturada pelo chamado “mercado”. O desafio da esquerda é defender e, ao mesmo tempo, radicalizar a democracia. Radicalizar a democracia é garantir a soberania popular (frente ao mercado), enfrentar as políticas de austeridade — o “austericidio” — e construir políticas econômicas e sociais em benefício das maiorias.

Convidamos os professores Luiz Gonzaga Belluzzo e Fernando Rugitsky para o primeiro seminário. Belluzzo tem presença marcante no debate de alternativas econômicas para o Brasil e é atento analista crítico da globalização. Rugitsky vem dando contribuições muito importantes exatamente no tema da crise democrática produzida pelas politicas de austeridade.

Convidamos todos e todas a participar.

Sugerimos a organização de salas coletivas em todo o Brasil para acompanhar, enviar questões e aprofundar o debate em cada local.