Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /srv/users/serverpilot/apps/ptrs/public/index.php:1) in /srv/users/serverpilot/apps/ptrs/public/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Partido dos Trabalhadores RS http://www.ptrs.org.br Fri, 14 Dec 2018 18:42:52 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.9 Projeto Jovem Vereador de Bom Retiro do Sul tem sua Primeira Edição http://www.ptrs.org.br/2018/12/projeto-jovem-vereador-de-bom-retiro-do-sul-tem-sua-primeira-edicao/ http://www.ptrs.org.br/2018/12/projeto-jovem-vereador-de-bom-retiro-do-sul-tem-sua-primeira-edicao/#respond Fri, 14 Dec 2018 18:42:52 +0000 http://www.ptrs.org.br/?p=11476 Leia [ + ]]]> Nesta quinta-feira, dia 13, aconteceu a Sessão Simulada do Programa Jovem Vereador, um Projeto do Vereador Filipe dos Santos Turatti (PT).

Foram dois dias bastante intensos, onde os alunos foram recepcionados na Câmara de Vereadores e tiveram o conhecimento do Regimento Interno e da Lei Orgânica do município, orientados pelo Diretor da Câmara, Edson Jair Pereira.

Também conheceram a estrutura do Poder Executivo, onde foram recepcionados pela equipe e pelo prefeito Edmilson Busatto.

No segundo dia, colocaram em prática o conhecimento adquirido com ideias e sugestões, e, elaboraram indicações de projetos para o município e formaram a mesa diretora com Presidente, Vice-Presidente, 1° Secretário e 2° Secretário e participaram de uma Sessão Ordinária Simulada.

O Projeto busca aproximar os jovens bomretirenses do Poder Legislativo, bem como, fomentar a participação política deste segmento, e, possibilitará que a juventude de nossa cidade, vivencie na prática, o papel de um Vereador, descobrindo as possibilidades e os limites de sua atuação.

Participaram da Sessão, seis dos nove vencedores do Concurso de Redação nas escolas, escolhidas entre o 9° ano e Ensino Médio.

O Tema proposto foi: “Qual a minha contribuição para um Bom Retiro do Sul melhor?” E a Comissão Julgadora foi formada por professoras do município aposentadas, secretaria da Câmara de Vereadores e Secretaria da Educação Municipal.

Os vencedores foram:

Ensino Fundamental
Escola de Brasília: Álisson de Lima Mattos
Isabel Luiza Bittencourt: Joel dos Reis Barth
Anita Ferreira de Moraes: Julia Oliveira Pereira
Jacob Arnt: Ana Laura Schmidt

Ensino Médio:
Colégio Estadual Jacob Arnt: Pamela Luana Ohlweiler, Vitória da Rosa Marcelino, Vanessa Maria Webers, Paulo Leonardo de Souza e Laura de Armas Fagundes.

A Segunda edição do projeto será programada no início de 2019, formada pela Comissão de professores e voluntários, SMEC e Câmara de Vereadores. E a prática está prevista para o mês de julho, tendo o trabalho desenvolvido em todo este período.

FONTE: Facebook do Mandato

]]>
http://www.ptrs.org.br/2018/12/projeto-jovem-vereador-de-bom-retiro-do-sul-tem-sua-primeira-edicao/feed/ 0
Regionais fecham rodada de balanço eleitoral http://www.ptrs.org.br/2018/12/regionais-fecham-rodada-de-balanco-eleitoral/ http://www.ptrs.org.br/2018/12/regionais-fecham-rodada-de-balanco-eleitoral/#respond Thu, 13 Dec 2018 19:43:44 +0000 http://www.ptrs.org.br/?p=11473 Leia [ + ]]]> Nos dias que antecedem a reunião do Diretório Estadual do PT RS, mais três regionais realizam suas plenárias de balanço eleitoral. O Vale do Taquari realizou seu encontro na segunda-feira, 10. Nesta quinta, os filiados e filiadas no Alto Uruguai se encontram em Erechim para fazer o debate regional. Na sexta, o Vale do Rio Pardo realiza seu segundo encontro, em Santa Cruz do Sul.

No dia 12, à noite, aconteceu o encontro do Vale do Sapateiro, em Novo Hamburgo, com a participação de Raul Pont, representando a Executiva Estadual do PT/RS. A plenária contou com a presença de militantes de Novo Hambugo, Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti e Araricá. No sábado, 08, a militância do Litoral Norte realizou o debate de balanço em Osório, com a participação de Erica Souza, da Executiva Estadual, do candidato a governador, Miguel Rossetto, e do deputado federal Elvino Bohn Gass.

]]>
http://www.ptrs.org.br/2018/12/regionais-fecham-rodada-de-balanco-eleitoral/feed/ 0
Izaías Baptista, presente! http://www.ptrs.org.br/2018/12/izaias-baptista-presente/ http://www.ptrs.org.br/2018/12/izaias-baptista-presente/#respond Thu, 13 Dec 2018 18:51:41 +0000 http://www.ptrs.org.br/?p=11470 Leia [ + ]]]> O PT/RS manifesta seu voto de pesar pelo falecimento do companheiro Izaías Baptista, ocorrido na última terça-feira, 11. Izaías foi o primeiro vereador eleito pelo PT em São Jerônimo. Em 2016 concorreu ao cargo de vice-prefeito. Natural de Butiá, foi fundador do PT na região e, atualmente, exercia a advocacia.

Aos familiares de Izaías e, em especial, aos companheiros e companheiras da Região Carbonífera , registramos a nossa solidariedade. Companheiro Izaías, presente!

 

]]>
http://www.ptrs.org.br/2018/12/izaias-baptista-presente/feed/ 0
Bohn Gass alerta: Brasil pode deixar de produzir leite http://www.ptrs.org.br/2018/12/bohn-gass-alerta-brasil-pode-deixar-de-produzir-leite/ http://www.ptrs.org.br/2018/12/bohn-gass-alerta-brasil-pode-deixar-de-produzir-leite/#respond Thu, 13 Dec 2018 18:38:20 +0000 http://www.ptrs.org.br/?p=11466 Leia [ + ]]]> O deputado Elvino Bohn Gass (PT/RS) fez um alerta na Câmara Federal nesta terça-feira (11): “Se o governo Temer não tomar medidas urgentes, a produção de leite nacional entrará em colapso e todo o produto consumido no Brasil será estrangeiro”. Bohn Gass diz que, desde 2016, dezenas de milhares de agricultores vêm abandonando a cultura leiteira por conta do baixo preço pago aos produtores e que, apesar disso, nenhuma medida capaz de conter essa crise foi tomada pelo Brasil. “Não faltaram avisos. Representantes da cadeia leiteira já estiveram muitas vezes com ministros de Temer para pedir medidas como a contenção da importação de leite estrangeiro e a retomada das compras públicas de leite pelo governo. Nada foi feito. Chegamos, então, a dezembro de 2018 com uma situação insustentável. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o preço pago ao produtor caiu 50 centavos por litro, só nos últimos três meses. Os valentes produtores que operaram no prejuízo, esperando por uma mudança no panorama, não têm mais como continuar”.

ORÇAMENTO – Esta semana, Bohn Gass fez mais uma tentativa para salvar a cadeia leiteira. Ele esteve com o relator do Orçamento Federal no Congresso Nacional, senador Wlademir Moka (MDB/MS) e pediu que sejam aumentadas as verbas destinadas às compras públicas (PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE – Programa de Nacional de Alimentação Escolar) e à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo é que o governo garanta a compra de leite brasileiro e abasteça os programas sociais e educacionais, bem como a formação de estoques pela Conab. “Isso ajudaria muito. A segunda parte, que é a interferência do governo federal na importação de leite estrangeiro, é mais complicada, mas também precisa ser assumida. Caso contrário, estará decretado o fim da produção de leite nacional”.

O deputado cita, ainda, como razão para a crise, o baixo consumo de leite pela população brasileira. Segundo ele, também aí o governo deve atuar com programas de estímulo ao consumo e com garantias à população de que o leite brasileiro é bem fiscalizado e, portanto, um alimento saudável. “Agora, no verão, há uma baixa de consumo por conta de substituição de leite por outras bebidas. Mas diante da crise que já dura meses, se nada for feito agora, talvez não haja reversão depois”, preocupa-se Bohn Gass.

CULPA – O deputado culpa a política do governo do MDB. “Com Temer, tudo foi extinto ou reduzido: o Ministério do Desenvolvimento Agrário acabou, os investimentos públicos, recursos para programas que garantiam mercado aos produtores, a renda do consumidor, a chance de emprego e a ação diplomática ficaram à míngua. Um exemplo: em 2015, o PAA tinha R$ 287,5 milhões; em 2018, executou menos de R$ 80 milhões. A isso, some-se a política internacional desastrada que chegou a anunciar restrições à importação e depois voltou atrás sem que nenhuma nova medida tenha sido tomada. A responsabilidade é do governo, sim”.

FONTE: Informativo do Mandato – http://www.bohngass.com.br/bohngass/noticias/newsletter?newsletter_item_id=2819025

]]>
http://www.ptrs.org.br/2018/12/bohn-gass-alerta-brasil-pode-deixar-de-produzir-leite/feed/ 0
ABM cobra alternativas para Mais Médicos http://www.ptrs.org.br/2018/12/abm-cobra-alternativas-para-mais-medicos/ http://www.ptrs.org.br/2018/12/abm-cobra-alternativas-para-mais-medicos/#respond Thu, 13 Dec 2018 18:30:48 +0000 http://www.ptrs.org.br/?p=11463 Leia [ + ]]]> A ABM (Associação Brasileira dos Municípios) está preocupada com a não reposição dos profissionais médicos cubanos em grande parte dos municípios,  em especial os mais longínquos e nas comunidades indígenas e periféricas.  Por isso, cobra do governo federal uma alternativa urgente, já que os médicos não estão se apresentando para trabalhar.

“O governo anunciou a imediata reposição dos profissionais com o novo edital, depois da saída dos cubanos, mas não é o que estamos vivenciando. Em milhares de municípios as vagas não foram preenchidas e do jeito que vai, parece que nem serão”, diz o presidente da ABM Ary Vanazzi. “Vamos esperar até dia 14, o prazo final do edital, mas já  estamos nos organizando para fazer pressão junto ao governo. Os municípios não podem ficar desassistidos e pagar a conta pela desastrada política do presidente eleito Jair Bolsonaro que culminou na retirada dos cubanos do programa Mais Médicos.”

Apesar do edital e de mais de 90% das vagas terem sido preenchidas via inscrição,  na realidade estes inscritos não estão se apresentando para trabalhar, segundo dados do próprio governo.

]]>
http://www.ptrs.org.br/2018/12/abm-cobra-alternativas-para-mais-medicos/feed/ 0
PT na Câmara reelege Paulo Pimenta para liderar bancada em 2019 http://www.ptrs.org.br/2018/12/pt-na-camara-reelege-paulo-pimenta-para-liderar-bancada-em-2019/ http://www.ptrs.org.br/2018/12/pt-na-camara-reelege-paulo-pimenta-para-liderar-bancada-em-2019/#respond Thu, 13 Dec 2018 18:27:32 +0000 http://www.ptrs.org.br/?p=11461 Leia [ + ]]]> Por aclamação, a Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara elegeu hoje (12) o líder Paulo Pimenta (RS) para ocupar o mesmo cargo em 2019. Pimenta agradeceu o apoio e a confiança da bancada petista e afirmou que terá responsabilidade redobrada para enfrentar o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro (PSL), cuja agenda é uma ameaça real aos direitos do povo brasileiro e à soberania nacional.

“É uma enorme responsabilidade ser líder novamente da maior bancada na Câmara. Além de enfrentar a pauta de retrocessos acenada pelo novo governo, essa bancada terá ainda o dever de representar mais de 47 milhões de brasileiros e brasileiras que votaram em Fernando Haddad no segundo turno da eleição presidencial”, disse Pimenta, que inicia em 2019 o seu quinto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados.

O parlamentar gaúcho citou como bandeiras para seu segundo mandato como líder a defesa dos direitos sociais e econômicos da população brasileira, da democracia e da soberania nacional.

A luta pela libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, detido há mais de oito meses como prisioneiro político em Curitiba, também foi citada por Pimenta como prioridade da Bancada. “Lula é vítima da maior perseguição judicial da história brasileira, foi condenado sem provas pelo ex-juiz Sérgio Moro com base em motivações políticas e ideológicas, sem nenhuma prova contra si”, afirmou o líder.

Vários deputados elogiaram a decisão da bancada de renovar o mandato do atual líder. José Guimarães (PT-CE), líder da Oposição na Câmara, ressaltou a importância da unidade da bancada em torno de Paulo Pimenta, em especial diante dos desafios de 2019, ano que em sua opinião demandará “união, resistência e muita ousadia, pois é um momento grave da história do Brasil”.

O deputado Enio Verri (PT-PR) também elogiou a decisão da bancada. Ele observou que o PT continuará na defesa de suas bandeiras históricas nas ruas e também no Parlamento, em sintonia com os movimentos sociais e sindicais.

 

Veja a biografia de Paulo Pimenta:

 

https://ptnacamara.org.br/portal/2009/06/08/paulo-pimenta-rs/

 

PT na Câmara

]]>
http://www.ptrs.org.br/2018/12/pt-na-camara-reelege-paulo-pimenta-para-liderar-bancada-em-2019/feed/ 0
PT reúne Diretório Estadual no sábado, 15 http://www.ptrs.org.br/2018/12/pt-reune-diretorio-estadual-no-sabado-15/ http://www.ptrs.org.br/2018/12/pt-reune-diretorio-estadual-no-sabado-15/#respond Tue, 11 Dec 2018 20:08:19 +0000 http://www.ptrs.org.br/?p=11458 Leia [ + ]]]> No próximo sábado, 15, o Partido dos Trabalhadores do RS, reúne o Diretório Estadual, das 9h às 17h, no auditório da Federação da Alimentação, na rua Jerônimo Coelho, 303. O encontro tem por objetivo atualizar o debate sobre a conjuntura do Estado e do País e fechar o processo de balanço eleitoral.

Para o Balanço Eleitoral, a Executiva Estadual estimulou o conjunto das suas coordenações regionais a organizarem plenárias de avaliação do pleito de 2018.  Ao final da rodada, 24 das 28 regionais do Partido, incluindo a Capital, organizaram plenárias, que contaram com a participação de dirigentes municipais, filiados, vereadores(as), prefeitos(as) e vice-prefeitos. O candidato a governador, Miguel Rossetto, a direção estadual e representantes das Bancadas Estadual e Federal se dividiram no acompanhamento das reuniões.

]]>
http://www.ptrs.org.br/2018/12/pt-reune-diretorio-estadual-no-sabado-15/feed/ 0
Vereadora petista questiona projeto sobre ideologia de gênero da prefeitura de Caxias http://www.ptrs.org.br/2018/12/vereadora-petista-questiona-projeto-sobre-ideologia-de-genero-da-prefeitura-de-caxias/ http://www.ptrs.org.br/2018/12/vereadora-petista-questiona-projeto-sobre-ideologia-de-genero-da-prefeitura-de-caxias/#respond Tue, 11 Dec 2018 20:06:10 +0000 http://www.ptrs.org.br/?p=11455 Leia [ + ]]]> A vereadora Denise Pessoa, do PT de Caxias do Sul, protocolou pedido de informações ao prefeito da cidade, questionando os argumentos elencados no Projeto N° 177/2018, que proíbe de construção, divulgação e apreciação de material que disponha sobre a ideologia de gênero e/ou identidade de gênero nas escolas municipais de Caxias do Sul – RS e dá outras Providências.

Diante da proposta, a vereadora requer que o prefeito, responda:

1 –  Qual a definição de ideologia de gênero para fins dessa proposta de legislação do Prefeito? Quais os aspectos, os conceitos e diretrizes dessa ideologia? Referencie através de bibliografias essa resposta, especialmente, as utilizadas na formação de professores de Ensino Fundamental e de Educação Infantil que abordem a ideologia de gênero.

2 – Quais os materiais didáticos construídos pela rede municipal de ensino de Caxias do Sul que tratam do tema, trazendo as expressões Ideologia ou identidade de gênero? Enviar relação dos materiais, juntamente, com cópias de seus exemplares.

3 –  Elenque os títulos de livros identificados pela Secretaria Municipal de Educação que tem sido usados pelos professores que abordam identidade e/ou ideologia de gênero.

4 – A Secretaria Municipal de Educação tem recebido relatos de pais sobre abordagens com os estudantes das escolas municipais de professores tratando da ideologia de gênero ou sobre que as crianças nascem assexuadas e que depois devem escolher o que serão (ou outras orientações semelhantes)? Enviar cópia desses relatos ou registros.

5 – Qual o parecer técnico da Secretária Municipal da Educação quanto a cada artigo do Projeto de Lei nº 177/2018?

6 – Qual o parecer técnico da Secretária Municipal de Educação sobre a aplicabilidade e execução da ideologia de gênero nas escolas municipais? Qual a intensidade, importância e abrangência? Quais os malefícios identificados nas crianças?

7 – Atualmente as estratégias do Plano Municipal de Educação(PME) buscam combater a evasão escolar decorrentes das mais variadas formas de preconceito. Com a modificação proposta pelo projeto de lei 177/2018, a evasão escolar em decorrência das mais variadas formas de preconceito deixou de ser uma preocupação da Secretaria Municipal de Educação? Se não, como a SMED pretende combater a evasão escolar. zelando pelo princípio constitucional da neutralidade política, ideológica e religiosa do estado, oportunizando o pluralismo de ideias ?

8 –  Por fim, o presente projeto foi construído com o Setor Pedagógico da SMED? Se sim, apresentar atas dessas discussões. Se não, relacionar com quais setores foi discutido e construído, bem como, apresentar as devidas atas de reuniões.

]]>
http://www.ptrs.org.br/2018/12/vereadora-petista-questiona-projeto-sobre-ideologia-de-genero-da-prefeitura-de-caxias/feed/ 0
HADDAD reúne com Mujica no Uruguai http://www.ptrs.org.br/2018/12/haddad-reune-com-mujica-no-uruguai/ http://www.ptrs.org.br/2018/12/haddad-reune-com-mujica-no-uruguai/#respond Tue, 11 Dec 2018 20:03:16 +0000 http://www.ptrs.org.br/?p=11453 Leia [ + ]]]> Em agenda intensa nesta terça-feira (11) em Montevidéu, Fernando Haddad e um grupo de parlamentares do PT farão uma visita ao ex-presidente uruguaio, José “Pepe” Mujica, e participarão de ato público com dirigentes e lideranças da Frente Amplio, coalizão de partidos que desde 2005 governa o Uruguai.

As atividades foram sugeridas pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), integrante do Parlamento do Mercosul, que teve sessão nesta segunda-feira (10). Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ), outros membros petistas do Parlasul, também acompanham Haddad na passagem pela capital uruguaia.

Algumas das atividades terão transmissão pela internet.

Agenda completa e mais detalhes:

https://ptnacamara.org.br/portal/2018/12/11/haddad-e-parlamentares-do-pt-visitam-mujica-e-fazem-ato-em-defesa-de-lula-com-frente-ampla-no-uruguai/

Divulgue nas redes:

HADDAD E MUJICAEm agenda intensa nesta terça-feira (11) em Montevidéu, Fernando Haddad e um grupo de parlamentares do…

Posted by PT na Câmara on Tuesday, December 11, 2018

]]>
http://www.ptrs.org.br/2018/12/haddad-reune-com-mujica-no-uruguai/feed/ 0
Vazamento de informação pode ter beneficiado Flavio Bolsonaro, alerta Pimenta http://www.ptrs.org.br/2018/12/vazamento-de-informacao-pode-ter-beneficiado-flavio-bolsonaro-alerta-pimenta/ http://www.ptrs.org.br/2018/12/vazamento-de-informacao-pode-ter-beneficiado-flavio-bolsonaro-alerta-pimenta/#respond Tue, 11 Dec 2018 20:01:15 +0000 http://www.ptrs.org.br/?p=11451 Leia [ + ]]]> O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), informou da tribuna da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (10), que a bancada vai entrar com uma nova ação na Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar um possível vazamento de informação que permitiu ao ex-assessor do deputado estadual e atual senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), Fabrício Queiroz, não ser preso durante a Operação Furna da Onça, da Lava Jato no Rio de Janeiro, que aconteceu no dia 8 de novembro. Durante a operação foram presos 10 deputados estaduais e várias outras pessoas acusadas de envolvimento em um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e loteamento de cargos públicos, além de mão de obra terceirizada no Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O ex-assessor, acusado de movimentar R$ 1,2 milhão em apenas um ano, e de destinar um cheque de R$ 24 mil à futura primeira-dama Michele Bolsonaro, pediu demissão do gabinete do filho de Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro no dia 15 de outubro. Um dia depois, no dia 16 de outubro, o Ministério Público Federal solicitou ao juiz do caso, Marcelo Bretas, a deflagração da operação e a autorização para as prisões e os mandados de busca e apreensão.

O líder do PT questionou ainda o fato de a filha de Fabrício Queiroz, Nathalia Melo de Queiroz, ter pedido demissão na mesma data. Inicialmente funcionária de Flávio Bolsonaro na Alerj, na época ela já havia se transferido para o gabinete de Jair Bolsonaro, na Câmara dos Deputados.

“No dia 16 de outubro, o Ministério Público Federal solicitou ao Juiz Bretas os mandados de busca, as prisões e tudo mais. É evidente que eles receberam uma informação privilegiada. Lembrem os senhores que nós estamos tratando de um fato que aconteceu uma semana depois do primeiro turno, quando já havia um forte indício de que Jair Bolsonaro poderia ganhar a eleição. O Ministério Público Federal solicita ao Dr. Bretas uma série de ações contra deputados e funcionários da Assembleia Legislativa. E contra o ex-assessor nada? E contra a funcionária que trabalhava na Câmara dos Deputados nada?”, indagou Pimenta.

O líder da Bancada do PT exigiu ainda que a Procuradoria-Geral da República instaure imediatamente uma investigação ampla sobre o escândalo. “A Dra. Raquel Dodge pode tomar uma medida imediata, solicitar a quebra do sigilo bancário do Fabrício Queiroz, do Flávio Bolsonaro, da Michelle Bolsonaro, das duas filhas e também a quebra do sigilo telefônico, telemático. Afinal de contas, nós precisamos saber quem avisou, para que eles pudessem pedir demissão no dia 15”, ressaltou o petista.

Além de o Ministério Público Federal, Paulo Pimenta cobrou uma declaração mais incisiva do futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro. Segundo o petista, Moro deveria cobrar uma investigação mais rigorosa do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

“Eu acho que o povo brasileiro tem o direito e a família Bolsonaro tem a obrigação de tirar qualquer dúvida. E isso é fácil. Em primeiro lugar, solicite ao COAF que analise não só um ano dessa conta, mas três anos, para que nós possamos ver, além desse 1,2 milhão de reais, quanto mais entrou na conta”, disse o líder do PT ao se referir aos valores movimentados pelo ex-assessor de Flávio Bolsonaro.

Sigilo bancário – Além de cobrar uma ação enérgica do Ministério Público Federal e do COAF, Paulo Pimenta destacou ainda que o próprio futuro presidente poderia abrir mão do sigilo de suas contas, da mesma forma como de sua família. “Presidente eleito Jair Bolsonaro, tenha coragem e determine imediatamente a abertura das contas do senhor, da sua esposa, dos seus filhos! Peça aos seus assessores que abram as contas para que o Brasil conheça o subterrâneo dessa relação criminosa, desse dinheiro sem origem que alimentou política, ao que tudo indica, e pessoalmente a sua família por tanto tempo! ”, cobrou.

FONTE: PT na Câmara

]]>
http://www.ptrs.org.br/2018/12/vazamento-de-informacao-pode-ter-beneficiado-flavio-bolsonaro-alerta-pimenta/feed/ 0