O setor automotivo iniciou 2025 com força total. De janeiro a março, foram vendidas mais de 1 milhão de unidades entre carros, motos, caminhões, ônibus, comerciais leves e implementos rodoviários — o melhor resultado para o primeiro trimestre desde 2008. O total representa um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Fenabrave.
Só de automóveis e comerciais leves, foram emplacadas 517,7 mil unidades, o que representa alta de 7,1% em comparação com os três primeiros meses de 2024. Um ritmo que, de acordo com a Fenabrave, só havia sido alcançado em abril do ano passado, considerando o acumulado.
“O bom desempenho mostra que a demanda segue aquecida. Apesar dos desafios no crédito, há um ritmo sustentado de crescimento”, afirma Arcelio Junior, presidente da entidade.
As motos também bateram recorde: foram 473,9 mil unidades vendidas no trimestre — o maior volume já registrado nesse período no país. A alta foi de 9,6% em relação ao ano anterior.
Segundo Arcelio, “a motocicleta se consolidou como solução de mobilidade e ferramenta de trabalho no Brasil. Este é o melhor primeiro trimestre da história do segmento em nosso país”.
Os números reforçam o cenário de retomada econômica em curso no Brasil com o governo Lula, refletindo mais emprego, renda e confiança para consumir.