Juntos por Alvorada reúne PT, PDT, PCdoB, PSOL e PCB

“Estamos hoje, no dia do nascimento de Leonel Brizola, homenageando seu legado na prática”. A afirmação do presidente municipal do PDT, Tiano Caduri, resume o tom de unidade dado pelo PDT, PT, PCdoB, PSOL e PCB no lançamento do movimento Juntos por Alvorada, na noite de quarta, 22, na sede do partido trabalhista. O ato contou com as presenças do ex-governador Tarso Genro (PT) e do presidente estadual do PCdoB, Juliano Roso.

Com a sede trabalhista lotada, os presidentes dos cinco partidos apresentaram o manifesto do movimento e as quatro pré-candidaturas à prefeitura colocadas para construção e diálogo: o ex-vice-prefeito Geovani Garcia (PDT), a ex-prefeita Stela Farias (PT), Rodinei Rossetto (PCdoB) e Vagner Silva (PSOL). Para o ex-governador Tarso Genro, o momento histórico exige “a unidade da esquerda para derrotar o fascismo, o projeto de destruição de Estado, de exclusão e de violência contra os pobres”. Ao parabenizar os partidos alvoradenses, Tarso desejou que o movimento Juntos por Alvorada sirva de inspiração para os demais municípios gaúchos, em especial, Porto Alegre.

O presidente estadual do PCdoB, Juliano Roso, também pregou a unidade da esquerda para derrotar o projeto de Bolsonaro nas cidades. “Este movimento que reúne aqui quatro grandes quadros políticos da cidade, que colocam seu nome à disposição para o debate, vai construir a vitória do povo de Alvorada e uma nova página na história da cidade”, afirmou.

Pré-candidaturas

O pré-candidato a prefeito Geovani Garcia (PDT) disse que Alvorada se tornará, neste ano, uma grande base de resistência contra um governo de desmandos. “Nossas consciências – destes partidos e da população – não podem ser compradas”, disparou. Pré-candidato a prefeito pelo PSOL, Wagner Silva disse que a cidade hoje está desgovernada. “Queremos, com este movimento, escutar as pessoas e construir uma cidade onde elas sejam respeitadas”, disse.

Pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, Rodinei Rossetto disse que o objetivo central do movimento é garantir que o povo tenha espaço de construção de propostas, com participação. “Não estamos aqui para fazer a mesma coisa, mas para fazer diferente, com ousadia de inovar”, defendeu. A ex-deputada Stela Farias, pré-candidata pelo PT, iniciou sua fala dando o tom do esforço coletivo dos cinco partidos: “A unidade exige deixar egos de lado, superar tudo. O tempo histórico nos exige darmos as mãos uns aos outros”. Sobre o movimento, Stela resumiu: “Aqui estamos construindo a verdadeira frente popular”.

Também fizeram a defesa do movimento, os presidentes municipais do PT, Claudio Leandro, do PCdoB, Alex Martins, do PCB, Rafael Melo, do PDT, Tiano Cadui, do PSOL, professor Paulo Batista, a presidente municipal da Ação da Mulher Trabalhista, Giselda  e a representante da juventude do PSOL, Agnes Juliana.

Fotos: Andriza Caduri

Confira aqui o Manifesto:

MOVIMENTO JUNTOS POR ALVORADA – Acolher, Escutar, Cuidar.

Alvorada recebeu este nome em homenagem aos milhares de trabalhadores e trabalhadoras que todos os dias se deslocam de suas casas para o trabalho, logo nos primeiros raios de sol. Nossa cidade vai completar 55 anos em 2020 e, lamentavelmente, foi muito mal tratada por seus políticos, na maior parte desse tempo. Políticos esses que sempre pensaram e agiram mais em favor de si mesmos e de seus compadres, do que em beneficio da maioria de nossa população trabalhadora.

A atual administração municipal patrocinou o desmonte de todas as ferramentas de participação popular, acabou com a democracia nas escolas, precarizou as políticas públicas que atendiam a nossa população e restará marcada pelo autoritarismo, pelos desmandos e pelo abandono da cidade, seus bairros, ruas e praças.

Nosso movimento surge da esperança no futuro, da fé em dias melhores para nossa gente e da consciência de o povo é quem aponta o rumo. É chegada a hora de entregar o protagonismo a quem de fato deve ser o protagonista e, junto com a nossa gente, dizer um basta aos retrocessos.

Estamos JUNTOS para ouvir o povo, construir soluções coletivas para os problemas dos nossos bairros e vilas, resgatar os canais de participação popular e radicalizar na democracia participativa.

Estamos JUNTOS para defender uma educação pública de qualidade, emancipadora e democrática.

Estamos JUNTOS para lutar contra os ataques aos direitos do nosso povo trabalhador e propor políticas públicas que atendam a quem mais precisa.

Estamos JUNTOS para trabalhar por um serviço público de qualidade, com a valorização dos nossos servidores e a qualificação e ampliação do atendimento em todas as áreas, mas especialmente na educação, saúde e segurança pública.

Estamos JUNTOS para propor um amplo debate sobre o desenvolvimento econômico e social de Alvorada, buscando alternativas para atrair investimentos e gerar emprego digno e salário decente para o nosso povo trabalhador.

Estamos JUNTOS para resgatar o sentimento de pertencimento, exigir respeito com a cidade e dignidade para nossa gente que não merece o viver em uma cidade com sua infraestrutura destruída, ruas esburadas, sujas e mal iluminadas.

JUNTOS, com a participação e a força de cada um e cada uma, podemos construir uma ALVORADA onde o poder será de todos e os direitos de cada um.

Alvorada, 22/01/2020.