Alvorada realiza Sessão Solene em Homenagem aos 10 anos dos Institutos Federais

A homenagem do Legislativo é uma proposição do vereador Cristiano Schumacher, do Partido dos Trabalhadores.

A Câmara Municipal de Alvorada, tem a honra de lhe convidar para a Sessão Solene em Homenagem aos 10 anos dos Institutos Federais. O ato será na próxima quarta-feira, 05 de dezembro às 19hs, e contará com diversas atividades culturais, exposições fotográficas e a presença de lideranças políticas, sociais, pais, alunos, servidores e professores.

Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892/2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, os Institutos Federais promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.
Atualmente, são 644 campus espalhados pelo país, com mais de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 70 mil servidores, entre professores e técnico-administrativos.

IFRS – Campus Alvorada

O Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) iniciou suas atividades em 2013, no Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, localizado no bairro Água Viva.

Após 02 anos em obras, finalmente, em 18 de agosto de 2016, tiveram início as atividades em sua sede própria, localizada à Rua Professor Darcy Ribeiro nº, 121, no Bairro Campos Verdes – Alvorada, RS.

Neste período ofertaram de forma exitosa, cursos de curta duração através dos Programas Mulheres Mil e Pronatec, e hoje, o campus oferta cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Proeja, Técnicos Subsequentes (para quem já tem já concluiu o ensino médio), Pós graduação e, a partir de 2019, a ofertará cursos superiores, consolidando os eixos tecnológicos definidos pela comunidade alvoradense em audiências públicas:

Ambiente, Saúde e Segurança, Produção Cultural e Design, Apoio Educacional, Informação e Comunicação.

Atualmente são ofertados os seguintes cursos:

Ensino Médio Integrado (duração de 04 anos)
· Técnico Integrado em Meio Ambiente.
· Técnico Integrado em Áudio e Vídeo.

Proeja (duração de 03 anos):

Técnico Integrado em Cuidados de Idosos na Modalidade Educação de Jovens e Adultos

Cursos Subsequentes:

Técnico em Processos Fotográficos (duração de 1 ano e meio).
Técnico em Tradução e Interpretação de Libras (duração de 2 anos).

Curso Superior (em 2019):
Tecnologia em Produção Multimídia (início no 1º semestre 2019, com duração de 03 anos).

Licenciatura em Pedagogia (início no 2º semestre 2019, com duração de 04 anos).