#EleNão – O dia em que as mulheres fizeram história

O Parque da Redenção, em Porto Alegre, transformou-se em um mar de mulheres! Não havia metro quadrado vazio em toda sua extensão, que abrigou, segundo as organizadoras da atividade, 80 mil pessoas na tarde deste sábado (29/9). Uma multidão composta principalmente por mulheres, mas também por homens, LGBTS, crianças e idosos, bradava, em coro, “Ele Não!”, unindo-se aos protestos que aconteceram em diversas cidades do mundo. As manifestações foram centradas na defesa da igualdade de gênero, da liberdade, dos direitos dos negros, dos homossexuais – justamente os grupos que são alvo de discriminação por parte do candidato à presidência do Brasil pelo Partido Social Liberal, Jair Bolsonaro.

A mobilização foi uma iniciativa das mulheres que, vendo os avanços femininos conquistados ao longo dos séculos serem ameaçados, uniram-se para rejeitar o candidato e tudo o que ele defende e representa. A chapa majoritária ao Piratini da coligação Por Um Rio Grande Justo (PT/PCdoB), Miguel Rossetto, Ana Affonso e Abgail Pereira acompanharam a manifestação.

Ana Affonso, candidata a vice-governadora, juntou-se à multidão e, por onde passava, recebia manifestações de apoio, de solidariedade e de otimismo. Do alto de um caminhão de som, onde artistas, representantes de entidades e de grupos religiosos manifestavam suas opiniões, Ana Affonso também deu o seu recado: “Cada mulher faz deste um dia de reação política e cultural, um dia de luta em defesa da democracia, dos nossos direitos plenos. É muito bom poder olhar nos olhos de cada mulher: jovens, negras, chefes de família, trabalhadoras, LGBTS, mulheres que lutam por um Brasil que volte a sorrir, onde a democracia seja o nosso instrumento de igualdade e de participação plena. Um Brasil onde mulheres não sejam derrubadas dos espaços de poder”, disse a candidata.

Ela frisou que, dois anos depois da derrubada de uma presidenta legitimamente eleita, estavam todas ali para dizer não ao fascismo. “Estamos escrevendo um novo capítulo da história política do Brasil. Nós somos muitas, nós somos milhares, nós somos milhões. Não somos apenas gaúchas, somos brasileiras! Somos o mundo que grita por liberdade, por respeito! É isso que estamos provando aqui: a vontade de construir a história política com as mulheres na linha de frente, no Brasil e no Rio Grande!”, proclamou Ana.

No meio da multidão, Ana Affonso foi abordada por diversos manifestantes, especialmente mulheres. Rosane Maiata da Silva, desempregada, e Elisa Melo de Araújo, vigilante, foram duas que abordaram a candidata petista e fizeram questão de tirar uma foto com ela. “Se não lutarmos pelos nossos direitos, não vamos conseguir nada. Temos que nos unir nessa caminhada que luta por justiça. ‘Ele não’ porque ele é racista, porque ele é homofóbico!”, disse Rosane. “Estou aqui na luta para que a gente volte a governar esse País e seja feliz novamente. Estou junto com Ana Affonso para dizer ‘ele não’, ‘ele nunca’, porque é machista, é homofóbico, é contra as mulheres”, indignou-se Elisa.

A candidata ao Senado pela coligação Por um Rio Grande Justo, Abigail Pereira (PCdoB), também subiu ao palco do caminhão de som e falou às milhares de pessoas: “Nós não somos recatadas, não somos ‘fraquejadas’. Aqui estão as belas e revolucionárias. Nós dizemos sim ao respeito, sim à liberdade, sim à democracia, sim aos direitos de homens e mulheres trabalhadores e trabalhadoras, sim à felicidade. Hoje, fazemos história e mostramos que juntas somos mais fortes. Nós somos aquelas que vão derrubar ele. Ele não! Ele jamais! Ele nunca! Não vamos admitir quem nos oprime e nos explora”, resumiu a candidata.

Candidato a governador, Miguel Rossetto caminhou pela Redenção conversando com as manifestantes. “Hoje é um dia histórico, de mobillização contra o fascismo, o ódio, a intolerância e a violência contra as mulheres. Nós, que sempre lutamos pela inclusão e a igualdade, estamos juntos desse movimento”, reafirmou Rossetto.

Texto: Letícia Vargas
Foto: Claudio Fachel
Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/158904161@N07/albums/72157701677007424